telecomunicações
Sabemos que a área de telecomunicações é uma das que mais cresce no estado de Pernambuco. Para traçar um panorama da atual situação convidei o meu amigo Gabriel do Nascimento Soares, Analista em Datacenter na “SIM, a sua escolha” para um bate bola sobre o tema. Confira.

DF – Como usuário das redes sociais e profissional da área de telecomunicações, como você vê a interatividade entre essas duas áreas?

Gabriel – Enxergo com bons olhos a união destas duas areas – mídia social virtual e Telecomunicações. É um tipo de negócio que já dá certo em diversos países e ainda vejo como uma novidade no cenário brasileiro.

DF – Com a expansão das indústrias em Pernambuco, você acha que haverá grandes mudanças na área de telecomunicações no estado?

Gabriel – Com certeza o mercado está aquecido e essa área é uma que está em constante crescimento. Como divulgado na imprensa, os novos investimentos que o governo do estado está trazendo junto com indústrias de grande porte, montadoras, empresas fornecedoras diretas, é um retrato do futuro da área. Telefonia (fixa e móvel), transmissão de dados e Internet são serviços básicos não só neste segmento, mas em todo o o segmento industrial existente em todo Brasil. O mercado necessita de pessoal capacitado, e mesmo assim ainda existe pouca mão de obra disponível no estado.

DF – O que você acha que poderia melhorar dentro do cenário atual?

Gabriel – Mais centros de capacitação de mão de obra para a demanda existente e futura.

DF – Na sua visão, quais as tendências para a área de telecomunicações a nível nacional e o que você diria para quem está começando na área?

Gabriel – Ao meu ver, a convergência tecnológica é a tendência atual do mercado. Disponibilizar vários serviços utilizando uma mesma infra-estrutura compartilhada, é que o mercado está buscando. Um exemplo é a Telefonia que hoje já é aplicada em cima de VOIP (dados) e serviços de TV Digital, que utiliza também transmissão de dados, padrões de compactação, etc. Aqui fica a minha dica para quem não quer perder a oportunidade de ingressar neste mercado: leia bastante sobre as diferentes tecnologias para entender as diferentes aplicações dentro do amplo mundo das telecomunicações e capacite-se.

Anúncios